RAMA. O elefante azul visitou o pré-escolar….

04/07/2016 at 16:47 Deixe um comentário

Mais um livro infantil, um livro que foi muito lido por crianças de há mais de quatro décadas e que hoje continua a agradar; um livro escrito por uma excelente escritora e iluatrado por uma talentosa artista plástica, foi lido aos meninos do Jardim de Infância, falo de… “Rama, o elefante azul” é um livro já antigo (1970), de Isabel da Nóbrega, ilustrado por Leonor Praça, , que nos conta uma história de emancipação infantil, de assumir responsabilidades, de ser capaz de agir sem a presença dos pais, de se preocupar com os outros e a natureza.

“” Era uma vez um elefante muito pequeno que vivia muito contente na floresta com o pai e com a mãe.
Depois os pais tiveram de ir fazer uma viagem, a uma outra floresta, lá para o Norte, e despediram-se do filho, Rama, entregando-lhe uma pilha de recomendações e conselhos.
Passaram muitos dias, Rama ia crescendo, às vezes usava os conselhos dos pais, outras tinha de decidir ele próprio os seus actos, e assim se ia fazendo um bonito elefante e um bicho adulto. Os animais seus vizinhos e até alguns da sua família tinham muito boa opinião a seu respeito, mas Rama não se chegava a nenhum deles e queria descobrir tudo sózinho, sem indicações de ninguém.
Os dias continuavam a passar. Rama tratava da sua vida, procurava alimento, renovava a erva que se chamava capim e que era a sua caminha, para que fosse sempre fofa e passeava, passeava, porque queria descobrir o mundo.
Mas um dia, de repente, sentiu uma grande tristeza. Dos seus pequenos olhos de elefante rolaram oito lágrimas. Acabara de descobrir uma coisa muito triste e para a qual parecia não haver solução. É que ele fazia mal sem querer! Destruía sem querer! Ele que tanto gostava de ajudar os outros animais, afinal, só pela simples razão de existir, prejudicava outros seres vivos. […]”” Mas com a ajuda de outros animais ele vem a perceber que não era bem assim, a encontrar soluções e a enfrentar o mundo, conformado com o seu ser.
Um livro que as crianças adoram porque lhes permite arranjar forças para ousar separarem-se e para ousar enfrentar as tristezas.

RAMA

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

O LEÃO E O CANGURU Encontro com a escritora Maria de Lourdes Soares

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: